Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

PF vai investigar desabamento de igreja na Bahia que matou turista

Foto: Defesa Civil da Bahia/Divulgação

 

A Polícia Federal vai investigar o desabamento do teto da igreja São Francisco, em Salvador. A instituição vai apoiar o trabalho da Polícia Civil da Bahia — que instaurou um inquérito no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos.

A jovem era de Ribeirão Preto (SP) e estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou na quarta-feira (5/2). Além da vítima, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo outra turista.

Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, e foram encaminhados para uma unidade de saúde local. De acordo com as autoridades, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.

Em nota enviada ao Correio, a Polícia Federal disse que deslocou peritos e agentes para o local para realizar os exames iniciais com o objetivo de “colher de forma célere e eficiente os primeiros elementos sobre o sinistro ocorrido”.

A Igreja de São Francisco, um dos principais pontos turísticos de Salvador, é conhecida pela importância arquitetônica e tem exterior inspirado nas edificações jesuítas e um interior decorado com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária nas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.

O Ministério da Cultura e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmaram que acompanham de perto a situação, em articulação com as autoridades locais responsáveis pelo atendimento da ocorrência.

Os órgãos também pontuaram que apesar do tombamento, o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação.

 

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *