Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Reuters via BBC
O presidente eleito dos Estados Unidos vem fazendo uma série de ameaças antes mesmo de tomar posse. Donald Trump afirmou que não descarta usar a força para tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá.
Quando os Estados Unidos tiveram a ideia de fazer um canal ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, a parte mais estreita do continente fazia parte da Colômbia. Os colombianos não gostaram da ideia. Os Estados Unidos, então, agitaram a população da província do norte e eles pediram independência. Foi por causa do Canal do Panamá que o Panamá foi criado em 1903.
Em troca do apoio à independência panamenha, os Estados Unidos puderam construir, administrar e defender a faixa de terra do canal. E os panamenhos pagavam por isso. Os americanos tinham lá suas próprias escolas, polícia, governo.
A situação mudou em 1977, quando o presidente Jimmy Carter, do Partido Democrata, assinou um acordo para devolver o canal aos panamenhos em 1999. Foi o que aconteceu.
Quis a história que bem no momento em que o corpo de Jimmy Carter estava sendo velado em funeral de Estado, Donald Trump retomasse a ideia de controlar o canal. Trump tinha afirmado, dias antes, que a China tomou conta da passagem de navios que corta o continente americano. Deu uma declaração falsa de que soldados chineses operam no canal.
Hoje, uma empresa com sede em Hong Kong administra dois portos nas entradas do canal. Especialistas dizem que a companhia pode, sim, ter acesso a toda informação do vaivém dos navios – a grande maioria americanos. O que pode ser informação valiosa de inteligência.
Fonte: G1