Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

MP denuncia deputado estadual por assassinato de jornalista no Rio

Foto: Reprodução Instagram @dep.renatomachado

 

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o deputado estadual Renato Machado (PT) como o mandante do assassinato do jornalista e empresário Robson Giorno, em Maricá, na região metropolitana do Rio. Dono do jornal “O Maricá”, ele foi morto na própria casa, em maio de 2019.

A denúncia foi oferecida pelo MPRJ no dia 5 de julho, segundo manifestação do MPRJ nesta segunda-feira (23). A promotoria acusa o parlamentar fluminense de ser “o mandante do assassinato, planejando, determinando e dirigindo a atividade criminosa”.

O homicídio teria ocorrido por conta de vingança, considerada um motivo torpe, devido a supostos ataques à reputação de Machado. O jornalista denunciou, por exemplo, uma suposta relação extraconjugal do petista, com suposta gravidez.

Em nota, Renato Machado nega as acusações e diz que a Justiça “sequer analisou a viabilidade da denúncia pelo homicídio do jornalista, uma vez que, ao propor a ação, o MPRJ deixou de juntar documentos indispensáveis para a análise pelo juízo sobre a viabilidade da acusação”.

Segundo a defesa do deputado, a acusação se baseia em depoimento de apenas uma testemunha, “que apresentou quatro versões ao longo da investigação, tendo sido presa em flagrante por falso testemunho, inclusive, pelo próprio delegado”.

Além de Machado, outras três pessoas foram denunciadas: Rodrigo José Barbosa da Silva, o Rodrigo Negão; Davi de Souza Esteves, o subtenente Davi e; Vanessa da Matta Andrade, a Vanessa Alicate. Os dois primeiros teriam sido os executores do assassinato. Todos chegaram a ser presos, mas foram libertados.

 

 

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *