Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que morreu aos 74 anos em acidente de helicóptero

Foto: Rodrigo Garrido

 

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6). A morte foi confirmada pelo escritório do próprio político e pelo Ministério do Interior do governo chileno.

Piñera, de direita, foi presidente do Chile por duas vezes: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Sua gestão interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda que governaram o Chile após a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988.

Ele foi sucedido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.

Foi na gestão de Piñera que o Chile viveu uma das maiores e mais violentadas ondas de protestos da sua história, em 2019, durante seu segundo mandato. Por semanas, milhões de pessoas saíram às ruas de Santiago e outras cidades do país para demonstrar insatisfação com o aumento do custo de vida.

Como resposta, Piñera decretou estado de emergência no país para lidar com as manifestações e reduziu o valor do transporte público, uma das principais reivindicações. Entretanto, seu governo reprimiu com truculência as manifestações e há denúncias de violação de direitos humanos, com feridos no olho e relatos de tortura.

Em 2021, seu último ano de mandato, Piñera teve um processo de impeachment pedido pela oposição contra ele. O Senado do país recusou abertura do impeachment, que já havia passado na Câmara dos Deputados.

O impeachment foi pedido com base em revelações do Pandora Papers, em que Piñera foi acusado de ter cometido possíveis irregularidades ao vender uma empresa de mineração, como pagamento de propinas e violações de regras tributárias. A venda foi durante seu primeiro mandato presidencial, em 2010. O Ministério Público chileno abriu investigações sobre o caso.

Piñera estava em seu primeiro mandato como presidente quando houve um acidente que deixou 33 mineiros soterrados, em 2010. Eles ficaram presos durante dois meses e o presidente os recebeu quando foram resgatados. Relembre o caso.

Sebastián Piñera comandou o Chile durante a pandemia de Covid-19 e decretou estado de exceção no país para combater o vírus. Durante o isolamento social, problemas sociais das manifestações de 2019 voltaram à tona com manifestações e risco de nova convulsão social.

 

Fonte:  G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *