Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Divulgação/ presidência da Venezuela
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, se reuniram nesta quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, país do Caribe que sedia o primeiro cara a cara dos dois desde que Caracas realizou um referendo pela anexação de Essequibo.
A região, maior que a Inglaterra e o estado do Ceará, faz parte da Guiana, mas é reivindicada pela Venezuela, que, no início de dezembro, aprovou em referendo a anexação da área. Desde então, movimentos tanto da Venezuela como da Guiana acirraram os ânimos.
O encontro começou por volta do meio-dia, pelo horário de Brasília, e acontecia em uma sala reservada do aeroporto de São Vicente e Granadinas, na capital Kingstown, até a última atualização desta reportagem.
Após o referendo, uma ameaça de invasão e a iminência de um conflito armado na fronteira com o Brasil, os dois líderes concordaram em realizar o encontro, o primeiro diálogo direto na disputa pelo território de Essequibo.
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi enviado ao encontro. Fontes do Planalto disseram à GloboNews que defenderão o diálogo e se manifestarão contra “ações unilaterais que agravem a situação”.
“Chegamos a São Vicente e Granadinas com a bandeira da paz e o mandato do povo venezuelano em alto”, declarou o líder venezuelano pelas redes sociais.
Maduro foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, também atual presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac).
Fonte: G1