Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Três a cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, revela a 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, lançada em novembro no Senado Federal. Por meio de minha iniciativa como Procuradora Especial da Mulher do Senado, o levantamento nacional ouviu de forma inédita mais de 21 mil mulheres em todo o Brasil em 2023.
Conforme o Senado, trata-se do maior estudo sobre violência doméstica já realizada no país, apenas com mulheres. Os dados, apresentados numa série de eventos e programações na Casa, vão subsidiar não só ações legislativas no Congresso Nacional, mas também políticas públicas efetivas do governo federal, por meio de um protocolo de compartilhamento de dados assinado pelo Senado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. As informações da pesquisa – realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV), ambos do Senado, ainda são a base de outra novidade: o Mapa Nacional da Violência de Gênero, projeto lançado no Senado também nessa atuação conjunta.
Com orgulho fui uma das provocadoras de uma relevante novidade que a 10ª edição traz: o aumento considerável da amostra, que passou de cerca de três mil mulheres para 21 mil mulheres. O incremento permitirá análises mais aprofundadas sobre os estados refinando informações que vão fazer o poder público chegar mais perto do problema lá na ponta, nos bairros, nos grandes e pequenos centros habitacionais. Com mais entrevistas será possível ampliar os resultados para o nível local.
A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher mostra que 25,4 milhões de brasileiras já sofreram violência doméstica provocada por homem. A violência psicológica é a mais recorrente (89%), seguida pela moral (77%), pela física (76%), pela patrimonial (34%) e pela sexual (25%). As mulheres com menor renda são as que mais sofrem violência física. Cerca de metade das agredidas (52%) sofreram violência praticada pelo marido ou companheiro. E 48% das entrevistadas citaram descumprime.
Leia Matéria na Íntegra: Carta Capital