Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Pastelaria do RS denuncia racismo de cliente que exigiu ‘motoboy branco’

Foto: Arquivo Pessoal / Daniela Rodrigues

A Polícia Civil de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, investiga um pedido de delivery para uma pastelaria com uma observação de cunho racista. Na nota que acompanhava a solicitação, estava escrito: “última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida”.

O pedido foi feito na terça-feira (14). O restaurante fez o cancelamento e acionou a Polícia Civil. Segundo o delegado Rodrigo Câmara, responsável pela investigação do caso, o nome que assina o pedido não corresponde a nenhum morador do prédio indicado para a entrega.

O número que seria do apartamento não existe. A Polícia tenta descobrir quem é o real autor da frase. A equipe também investiga se houve pagamento e se é possível rastrear a origem.

“Se a intenção foi ofender alguém especificamente, vai responder pelo crime de injúria racial. Por outro lado, se a intenção foi discriminar um grupo de pessoas em razão da cor da pele, então deve responder por um dos tipos penais de racismo”, explica o delegado Câmara.

O Ifood, plataforma de entregas usada para fazer o pedido, informou ao g1 que a conta utilizada foi criada naquela mesma data, 14 de novembro, com um único pedido realizado, o que veio com a frase racista. Leia a nota da empresa abaixo.

Nenhuma hipótese é descartada, segundo o delegado, inclusive a de que o pedido possa ter se tratado de um trote. Mesmo se esse for o caso, o responsável pode sofrer punições.

“Qualquer forma de discriminação ou preconceito baseado na cor da pele com objetivo de constranger, humilhar ou vergonhar esse grupo de pessoas é considerado crime”, diz o delegado.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *