Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Myke Sena/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, nesta quinta-feira 16, que avalia entrar na Justiça contra Hasan Rabee, homem de 30 anos que foi recentemente repatriado da Faixa de Gaza ao Brasil, para solicitar o cancelamento de sua naturalização brasileira.
A declaração ocorre após a defesa de Rabee ter apontado crime de calúnia em uma postagem na qual Zambelli chamou o repatriado de “extremista” e o acusou de divulgar mensagens “pró-terrorismo”.
A parlamentar havia reproduzido publicações nas quais Hasan teria escrito, em 2015: “Não queremos violência, mas acho que este é o momento certo para explodir ônibus em Israel”.
Ao Jornal Nacional, da TV Globo, Hasan disse não se lembrar de ter publicado o conteúdo. Ouvida por CartaCapital, a defesa do repatriado nega relação dele com atos terroristas.
Em nota, Zambelli disse que pedirá ao Instagram o armazenamento dos dados e que pretende argumentar na Justiça que Hasan divulgou “propaganda antissemita”.
“Já que ele não se recorda de ter feito a postagem, estou notificando o Instagram para que preserve os dados. Se a postagem tiver ficado ativa enquanto referida pessoa já possuía nacionalidade brasileira, vamos pedir judicialmente o cancelamento da naturalização, pois a divulgação de propaganda antissemita é atividade nociva ao interesse nacional”, disse a deputada.
A advogada de Hasan, Talitha Fonseca, ainda não se manifestou quanto à acusação de Zambelli.
Hasan chegou ao Brasil na segunda-feira 13, em um grupo de 32 pessoas que estavam na Faixa de Gaza. Palestino com cidadania brasileira, ele está com a esposa e suas duas filhas. Ele morava em São Paulo e havia ido a Gaza a passeio. A defesa não informou a sua localização atual.
Fonte: Carta Capital