Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Francisco de Assis
A atual legislatura da Câmara Municipal de Natal tem maior organização de setores da extrema-direita, avaliou o vereador Daniel Valença (PT). Segundo ele, o avanço do bolsonarismo dentro do Legislativo municipal reflete um movimento nacional de radicalização, com diminuição da influência do centro e da direita tradicional.
“Na Legislatura atual, você tem diferenças porque tem setores do bolsonarismo da extrema-direita que estão mais organizados dentro da Casa e que refletem o contexto nacional de a direita e centro, perdendo espaço para a extrema-direita”, afirmou.
Para ele, esse novo cenário implica diretamente nos debates e nos trabalhos legislativos em Natal, já que a base aliada do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), age de forma coordenada, votando sistematicamente a favor do Executivo, apesar de se declarar independente. “É só olhar as votações. Eles sustentam o governo”, citou.
Daniel frisou que a esquerda cresceu nas urnas, mas enfrenta um Legislativo mais hostil. “Tive a maior votação da história do PT em Natal, mais de oito mil votos. A deputada federal Natália Bonavides teve a maior votação da história para a Prefeitura de Natal em 2024, 144 mil votos. na Câmara, há retrocessos democráticos”.
O vereador atribui ao novo perfil da Câmara um ambiente mais tenso e polarizado. Disse que já havia polêmicas em legislaturas anteriores, mas agora há um grau maior de confronto e episódios que, segundo ele, configuram retrocessos democráticos.
E lembrou o caso recente da audiência pública que ele mesmo havia convocado para discutir a obra da engorda da Praia de Ponta Negra. Segundo ele, a base do prefeito aprovou um requerimento para fechar o expediente da Casa justamente no dia do debate, forçando-o a realizar a audiência na rua.
“Eles refletem o contexto nacional. Nós estamos enfrentando, na prática, um encolhimento do centro e da direita, enquanto a extrema-direita se organiza e ocupa espaço. E isso tem efeito direto no Legislativo, onde os debates ficam ainda mais ideológicos, e o regimento interno é frequentemente atropelado”, afirmou.
Daniel também comentou o episódio da concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segundo ele, foi aprovado em violação ao regimento da Casa. “O regimento diz que o vereador da comissão, em regime de urgência, tem direito a vistas de um dia. Sempre foi assim, mas ignoraram para poder agradar a Bolsonaro”.
Para o vereador, o desafio da esquerda não é apenas resistir às práticas que ele considera autoritárias, mas ampliar a conscientização política e defender uma cidade mais justa. “Ser radical, como diria Paulo Freire, é ir à raiz dos problemas. E é isso que estamos fazendo”.
Fonte: Agora RN