Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Magnus Nascimento
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca na noite desta quinta-feira (10) no Rio Grande do Norte, como parte da caravana política “Rota 22 PL RN”, promovida pelo seu partido. Ele será recepcionado por apoiadores no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e cumprirá agenda política em Natal e no interior do estado nos dias seguintes, com destaque para visitas a cidades como Tangará, Acari, Jucurutu e Pau dos Ferros.
A visita de Bolsonaro ocorre em um momento de grande tensão política em Natal. Nessa quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Natal viveu uma sessão conturbada durante a tentativa de votação do projeto que concederia o título de cidadão natalense ao ex-presidente. A proposta, de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL), foi retirada de pauta após protestos intensos nas galerias e a constatação de que não havia votos suficientes para aprovar a urgência da matéria e após o vereador ter debochado das vítimas da Covid-19 dizendo “o choro é livre” após fala da vereadora Thabatta Pimenta (Psol).
Manifestantes lotaram o plenário e criticaram duramente o projeto, lembrando a atuação de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. O autor da proposta, visivelmente incomodado, chegou a chamar o grupo de “bando de vagabundos” e pediu a retirada dos manifestantes — sem sucesso. A sessão foi suspensa por diversas vezes, com confrontos verbais entre vereadores da base bolsonarista e da oposição.
Para a oposição, a retirada do projeto foi uma vitória contra o que consideram uma tentativa de reescrever a história recente. A vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou que a base governista recuou por não ter os votos necessários para aprovar a urgência. Já o vereador Daniel Valença declarou que “esse título pode até ser aprovado, mas Bolsonaro só receberá ele na cadeia”, em referência às investigações que envolvem o ex-presidente.
A agenda de Bolsonaro segue no estado com encontros com apoiadores e lideranças do PL, incluindo a participação no seminário “Rota 22” em Pau dos Ferros.