Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Fábio Duarte
A Governadora Fátima Bezerra (PT) participou de uma reunião com a Secretária Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, nessa terça-feira (11). O objetivo do encontro foi discutir a agenda do presidente Lula no Rio Grande do Norte no próximo dia 19 de março, além do andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Secretário da Fazenda do Estado e pré-candidato ao governo nas eleições de 2026, Cadu Xavier, também acompanhou o encontro.
O objetivo da próxima visita de Lula ao Estado é entregar oficialmente a Barragem de Oiticica, no Seridó, que teve obras físicas concluídas em dezembro de 2024. Iniciado em 2013, hoje o equipamento integra o chamado “Complexo Hidrossocial de Oiticica”. Isso porque, além do reservatório, foram construídas agrovilas para abrigar a população que morava na região afetada pela nova estrutura.
Em janeiro deste ano, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella, afirmou que a empresa que toca as obras em Oiticica não deverá ser desmobilizada após a entrega oficial da barragem. O motivo é a necessidade inicial de realização de monitoramento e instrumentação da barragem, avaliações periódicas após a quadra chuvosa e eventuais reparos.
Ao todo, a barragem tem capacidade para armazenar cerca de 600 milhões de metros cúbicos de água e ocupa a posição de terceiro maior reservatório no Estado. Estima-se que a barragem vai garantir a segurança hídrica, o abastecimento humano, irrigação para a agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico para 800 mil habitantes de 42 municípios da região Seridó.
Idealizada há 70 anos e sonho antigo para os moradores da região do Seridó, a construção da Barragem de Oiticica é de extrema importância para a região com o intuito de amenizar os efeitos das cheias, visando proporcionar o controle das vazões do Rio Piranhas, reduzindo o risco de inundações no Vale do Açu a jusante da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Além disso, visa suprir o déficit hídrico da sub-bacia do rio Seridó a qual responde por 90% do déficit hídrico da bacia do Piranhas/Açu.
Fonte: Tribuna do Norte