Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A Câmara Municipal de Natal tem sido palco de episódios que evidenciam comportamentos misóginos e transfóbicos por parte de alguns parlamentares, gerando indignação e debates sobre respeito e igualdade no ambiente legislativo.
Durante uma sessão ordinária em fevereiro de 2025, a vereadora Brisa Bracchi (PT), líder da oposição, foi chamada de “vereadora Franjinha” pelo vereador Matheus Faustino (União). O apelido, considerado pejorativo, foi proferido durante discussões sobre a formação das comissões temáticas da Casa. Brisa reagiu prontamente, exigindo ser tratada com o devido respeito e formalidade, solicitando que fosse chamada por “vossa excelência”, “vereadora” ou “vereadora Brisa”.
Em outro episódio polêmico, a vereadora Samanda Alves (PT) sofreu ataque por parte do vereador Irapuã Nóbrega (Republicanos), que tentou humilhar publicamente a parlamentar ao dizer: “É o famoso puxão de orelha, fique no cantinho da parede no castigo”. O comentário foi interpretado como uma tentativa de silenciar e infantilizar a vereadora, gerando críticas sobre a postura do vereador e levantando questões sobre o tratamento dispensado às mulheres na política.
Já a vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal de Natal, tem enfrentado diversos episódios de transfobia. Durante a votação do título de Cidadão Natalense para Jair Bolsonaro (PL), apoiadores do ex-presidente proferiram diversas ofensas à vereadora, dentre elas “mulher do Paraguai”, das galerias da Câmara.
Thabatta, ao registrar boletim de ocorrência, relatou: “A delegada me perguntou o que a Câmara fez para me proteger. Eu disse: nada. Era para ter havido voz de prisão no ato”. Ela completou: “Eu temo pelas mulheres desta Casa. O que aconteceu diz muito sobre como esta Casa precisa defender as mulheres que estão aqui”.
A Câmara Municipal de Natal, diante desses acontecimentos, enfrenta o desafio de implementar políticas e ações que garantam o respeito à diversidade e à igualdade de gênero, promovendo um ambiente democrático e acolhedor para todos os parlamentares. No entanto, até o momento, tais medidas não foram efetivamente adotadas.