Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não teme retaliações dos Estados Unidos por estreitar laços comerciais com a China. Antes de deixar o país asiático rumo ao Brasil — após viagem que incluiu também passagem pela Rússia — Lula defendeu a soberania nacional nas decisões econômicas e criticou as políticas protecionistas adotadas por potências globais, em meio à guerra tarifária.
‘Dos anos 80 até outro dia, a globalização era a palavra-chave, o livre comércio era a palavra-chave. De repente, alguém acha que tem o direito de taxar tudo e todo mundo sem pedir licença, como se fosse dono do mundo. O mundo não é obrigado a aceitar essas coisas’, afirmou o presidente, sem citar diretamente o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Lula destacou que a recente flexibilização das tarifas por parte dos Estados Unidos em relação à China é um sinal de avanço e reforçou a importância de defender a soberania brasileira. ‘Quanto mais as pessoas estiverem comprando, mais significa que a economia está melhorando e que as pessoas estão evoluindo, completou.
Durante a conversa com jornalistas, o presidente também comentou sobre as negociações para um possível cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, há chance de um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, na quinta-feira, na Turquia, para discutir um acordo de paz. Lula demonstrou otimismo com a iniciativa.
Fonte: CBN