Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Caminhada Histórica celebra 123 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte neste sábado (28)

Foto: Divulgação

 

Um passeio pelo passado da capital potiguar e seus primórdios. É o roteiro da Caminhada Histórica, que neste sábado (29), às 16h, levará seus participantes para uma viagem pela Ribeira, o segundo bairro mais antigo de Natal. A edição deste ano celebra os 123 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e traz como tema “Na Ribeira que resiste, muita história existe”, destacando a memória viva de um dos bairros mais simbólicos da capital potiguar. Para participar, é só chegar.

A concentração para a caminhada começará às 14h, na Praça André de Albuquerque, Cidade Alta; às 15h30, terá uma sessão de alongamento para aquecer os músculos, e às 16h, o início do passeio; às 17h30 haverá uma apresentação especial em frente ao Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. Caso haja desistência de participantes que resgataram o voucher do kit antecipadamente e não compareçam, algumas camisas poderão ser redistribuídas no local.

A caminhada vai conduzir os participantes por ruas e monumentos da Ribeira, com paradas para intervenções culturais promovidas por historiadores, artistas e pesquisadores, proporcionando uma imersão na história local. O trajeto une conhecimento, arte e memória afetiva, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio potiguar.

Fotografia

A programação integra uma série de atividades promovidas pelo projeto Festival Histórico de Natal, que tem se destacado como uma grande celebração da cultura e memória da cidade. Também estão em curso concursos culturais que reforçam o compromisso do projeto com o engajamento da população. Durante a caminhada, será realizado um concurso de fotografia com o tema “Um olhar sobre o tempo, do ontem ao hoje!”. Todos podem participar com seus celulares ou câmeras fotográficas.

Ainda no dia do evento, o público poderá visitar a exposição com registros marcantes das seis edições anteriores do ‘Concurso de Fotografia de Natal’, no Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN). A mostra convida os visitantes a revisitar a cidade sob diferentes olhares que eternizaram a história potiguar. O festival inclui ainda concursos de música e redação.

Um dos pontos altos do festival foi o Prêmio de Jornalismo “Natal Sem Igual”, entregue durante o coquetel de lançamento do evento, no Sesi Solar Bela Vista, em fevereiro, reconhecendo reportagens que mergulharam no tema da Ribeira e sua resistência histórica.

Serviço:
Caminhada Histórica de Natal 2025. Dia 29 (sábado, com concentração na Praça André de Albuquerque, Cidade Alta, às 14h. Acesso gratuito. Mais informações nos perfis @festivalhistorico e @vivapromocoes

 

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *