Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Pedro França / Agência Senado
O empresário Flávio Azevedo (PL), dono do jornal Tribuna do Norte e primeiro suplente do senador Rogério Marinho (PL), expulsou publicamente o jornalista Heitor Gregório, editor de um blog hospedado no veículo há dez anos, após a publicação de uma crítica ao prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil).
Em comentário feito em uma publicação no Instagram de Heitor Gregório, Flávio Azevedo convidou o jornalista a “encontrar outra forma de veicular suas críticas e opiniões”, em uma demonstração explícita de censura ao trabalho do colunista.
Flávio Azevedo recorreu até aos seus “ancestrais” para ressaltar sua amizade com Paulinho Feire, argumentando que, em razão dessa ligação com o prefeito, as críticas do jornalista lhe causavam “constrangimento pessoal”.
“Prezado Sr. Heitor Gregório. Informo que o Prefeito Paulinho Freire, independentemente de seu cargo político, é meu amigo pessoal (sic) há muitos anos. Nossos ancestrais conviveram fraternalmente durante décadas. Suas críticas, veiculadas no Portal da Tribuna do Norte, me causam constrangimento pessoal. Desse modo, solicito a gentileza de encontrar outra forma veicular suas críticas e opiniões”, escreveu o dono do jornal.
Em declaração à Agência Saiba Mais, o jornalista afirmou que, no primeiro momento, ficou “chocado” com a situação. Ele disse que a postagem que provocou a reação do empresário, uma crítica administrativa à gestão municipal, foi feita há mais de dez dias.
“Fiquei surpreso, porque foi uma postagem antiga, com uma crítica administrativa, nada pessoal, porque não é do meu estilo fazer isso. O caso tomou proporções que eu não imaginava”, declarou o jornalista.
Na crítica em questão que despertou a iria do dono da Tribuna do Norte, o jornalista questionou a ausência do prefeito Paulinho Freire das redes sociais e da agenda pública no período em que a cidade sofria com as chuvas.
O jornalista reproduziu a pergunta, em tom de ironia, que ecoava nas redes sociais: “Cadê o prefeito?”.
Perguntado se considerava o caso como um episódio de censura à atividade jornalística, Heitor Gregório afirmou que não queria externar sua opinião, mas acrescentou que as palavras usadas pelo dono do jornal “falam por si só”.
“Ele se incomodou com a crítica que fiz ao prefeito. A verdade é que ele deixou um recado muito claro a toda a Tribuna do Norte de que ninguém pode criticar o prefeito [Paulinho Freire]”, comentou o jornalista.
Fonte: Saiba Mais