Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Após ligação com Trump, Putin concorda com “cessar-fogo temporário”

 

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, teria aceitado a proposta de cessar-fogo parcial por 30 dias com a Ucrânia. O plano foi elaborado pelos Estados Unidos e a decisão de Putin acontece após uma chamada telefônica de mais de três horas com o presidente dos EUA, Donald Trump. A Ucrânia já havia aceitado o acordo.

Segundo o Kremlin, “Putin apoiou a ideia de Trump de uma renúncia mútua de 30 dias entre Rússia e Ucrânia aos ataques à infraestrutura energética e deu tal ordem aos militares”. O cessar-fogo, portanto, não é total.

Trump, desde que assumiu o cargo, se colocou como principal encarregado de acabar com a guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, que já dura 3 anos e deixou o território ucrâniano arrasado, além de mais de 12,3 mil civis mortos de ambas nações.

Como foi a conversa

Em comunicado, o Kremlin anunciou que “no contexto da iniciativa do Presidente dos EUA de introduzir um cessar-fogo de 30 dias, o lado russo delineou uma série de pontos significativos relativos à garantia do controle efetivo sobre um possível cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato de combate, a necessidade de interromper a mobilização forçada na Ucrânia e o rearmamento das Forças Armadas Ucranianas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *