Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Thabata Pimenta marca história com homenagens inéditas na Câmara de Natal

 

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (12), a entrega da Comenda Júlia Alves Barbosa, uma honraria instituída em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão solene, proposta pela mesa diretora da Casa, foi presidida pelas vereadoras Thabata Pimenta (PSOL), Camila Araújo (União Brasil), Anne Lagartixa (Solidariedade), Samanda Alves (PT) e Brisa Bracchi (PT).

Uma das principais organizadoras da solenidade, a vereadora Thabata Pimenta destacou a inovação e inclusão que marcaram a edição deste ano. Pela primeira vez na história da Câmara, uma honraria foi entregue a uma mulher cega e confeccionada totalmente em braile. “Pela primeira vez na casa que houve honraria pensada para uma mulher cega”, afirmou Thabata.

Outro marco significativo foi a homenagem a uma mulher trans, consolidando um avanço na luta por direitos e visibilidade dentro do legislativo municipal. “Sinto felicidade por ter sido lembrada, mas também tristeza porque foi necessária a presença de uma vereadora trans para que uma mulher trans fosse homenageada. A sociedade precisa entender que somos mulheres como quaisquer outras. Sofremos machismo, exclusão nos espaços de debate e não somos respeitadas da mesma forma que outras mulheres”, destacou Rebecka de França, professora de Geografia e ativista do movimento LGBT no Rio Grande do Norte.

Thabata também enfatizou a importância do reconhecimento de trajetórias femininas diversas e reafirmou seu compromisso com a luta por direitos das mulheres e da comunidade LGBT. Durante o evento, ela homenageou sua mãe e lembrou sua ausência, causada pela Covid-19, no momento em que se completam cinco anos da pandemia.

Além das homenagens, a vereadora aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com pautas de acessibilidade e inclusão, mencionando seu projeto de lei que busca garantir a presença de intérpretes de Libras em espaços hospitalares. “Pra mim foi uma felicidade ver o tema chegar a essa casa”, concluiu Thabata Pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *