Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: ANNEN MAURY / EPA
Um deputado republicano encerrou abruptamente uma audiência no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (12) depois de ser confrontado por um colega democrata por se referir à deputada Sarah McBride, a primeira legisladora americana abertamente transgênero, como um homem.
Uma subcomissão do painel de Relações Exteriores da Câmara estava no meio de uma audiência sobre controle de armas e assistência à Europa quando o presidente do grupo, o deputado Keith Self, do Texas, apresentou sua colega como “senhor McBride”.
A deputada, que entrou no Congresso no momento em que pessoas trans se tornaram um alvo do Partido Republicano, tem optado por ignorar as provocações dos últimos meses. Nesta terça, porém, ela registrou seu descontentamento ao devolver a afronta. “Obrigada, senhora presidente”, disse, antes de prosseguir com comentários sobre o assunto da sessão.
Mas o deputado William Keating, de Massachusetts, o democrata no mais alto posto da subcomissão, não estava disposto a seguir em frente. Ele interrompeu sua colega para solicitar que Self repetisse sua introdução, o que ele fez, novamente se referindo à democrata de Delaware como “senhor McBride”.
“Senhor presidente, seu comportamento é inaceitável”, retrucou Keating. “Senhor presidente, você não tem decência? Quer dizer, eu te conheço pouco. Mas isso não é decente.”
Self disse que era hora de continuar a audiência. Mas Keating se recusou a recuar. “Você não continuará com a minha presença a menos que apresente devidamente uma representante eleita”, disse ele. Self, então, encerrou a sessão.
Nas redes sociais, o republicano se justificou afirmando que a política dos EUA é de “reconhecer dois sexos, masculino e feminino” —uma das primeiras medidas do segundo mandato do presidente americano, Donald Trump, foi assinar um decreto determinando que o governo federal reconhecesse apenas dois sexos não mutáveis.
As ofensivas contra pessoas trans, no entanto, ocorrem há mais tempo. No ano passado, por exemplo, os republicanos da Câmara tentaram proibir mulheres transgênero de usarem banheiros femininos no Capitólio.
Durante a troca de farpas com Keating, Self sugeriu que sua recusa em se referir a McBride como mulher estava de acordo com um padrão estabelecido no plenário da Câmara. “Qual é esse padrão, senhor presidente?”, retrucou o democrata.
Fonte: Folha de São Paulo