Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Xinhua/Su Xiaozhou3
O ouro é um dos metais precisos mais valorizados e nunca sai do radar. Na China, a descoberta de uma mina supergigante — que pode ser considerada a maior do mundo — ocorrida no final de 2024 colocou o país sob os holofotes mundiais. Inicialmente foi anunciado que haviam sido encontradas 300 toneladas de ouro. No entanto, mais tarde foi revelado que a jazida contém, na verdade, mil toneladas do metal, localizadas a profundidades de até três mil metros.
Atualmente, a China se posiciona como líder na produção mundial desse metal. Somente em 2023, o país extraiu 370 toneladas de ouro. De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, cerca de 10% da produção global desse ano foi de origem chinesa.
Segundo o relatório da agência estatal Xinhua, as mil toneladas correspondem ao total do depósito e estão avaliadas em aproximadamente US$ 83 bilhões, o equivalente a R$ 483 bilhões. Os veios da jazida encontrada não apenas representam um grande volume de ouro, mas também possuem uma alta concentração do metal, com 138 gramas de ouro por tonelada de minério.
Esse achado significativo pode impactar o mercado global, já que a maior oferta de ouro pode levar a mudanças nos preços internacionais do metal. Segundo especialistas, a descoberta pode afetar as economias que dependem da exportação do metal, os países que possuem reservas de ouro como lastro financeiro e investidores que aplicam seus recursos nesse ativo.
Fonte: O Globo