Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Assecom RN
A fim de fortalecer o turismo potiguar como atividade econômica, por meio da criação de uma nova rota comercial marítima entre os portos de Natal e Setúbal, em Portugal, foi assinado nesta terça-feira (11), no país europeu, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Docas do RN (Codern) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). O acordo, mediado pelo governo estadual, estabelece as bases para a criação de uma linha de transporte marítimo regular entre os dois terminais portuários, facilitando o fluxo de mercadorias, e ampliando as relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e os portugueses.
O termo de cooperação foi assinado pelo vice-governador Walter Alves, como testemunha; pelo presidente da Codern, Paulo Henrique de Macedo Carlos, e pelo presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Alberto do Maio Correia. A parceria prevê investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas, visitas técnicas e o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação portuária, inovação tecnológica e gestão portuária.
Atualmente a Europa é o principal mercado importador de frutas potiguares, e a nova rota comercial marítima é mais uma opção para a chegada das mercadorias potiguares na Europa, e a importação de mercadorias europeias para o RN, ampliando a capacidade logística do estado e o fortalecimento da economia local.
O presidente da Codern celebrou a formalização do acordo. “Este é um momento de grande entusiasmo, pois marca o início de uma parceria estratégica com potencial para impactar positivamente o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e do Brasil”, afirmou Paulo Henrique de Macedo Carlos.
Ele também destacou que o acordo não se limita à criação de uma nova rota comercial, mas abrange a troca de conhecimento, tecnologia e boas práticas na gestão portuária. “Isso nos permitirá otimizar operações logísticas, aprimorar processos e garantir um ambiente de negócios mais competitivo e eficiente”, acrescentou.
O acordo é um desdobramento de tratativas iniciadas março em 2024, durante a Bolsa de Turismo Lisboa. Na oportunidade, a comitiva do Rio Grande do Norte realizou a primeira visita à região da Arrábida. “Essa cooperação proporcionará novas oportunidades para gestores, técnicos e profissionais do Porto de Natal, promovendo um intercâmbio que contribuirá significativamente para a expansão econômica do Rio Grande do Norte e do Nordeste”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Presente ao ato de assinatura do acordo, o vice-governador Walter Alves destacou os futuros benefícios à economia potiguar: “Com essa nova rota, haverá um crescimento das exportações pelo Porto de Natal e redução dos custos para os produtores e exportadores de frutas. Consequentemente, deverá ocorrer aumento do emprego, da renda e de oportunidades no RN”, destacou.
O Porto de Setúbal movimentou, em 2024, 6,5 milhões de toneladas de mercadorias, e essa parceria, segundo o governo, representa um avanço estratégico para o Porto de Natal, consolidando sua posição no cenário do comércio exterior.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, destacou o impacto positivo da parceria para a economia potiguar, especialmente para o setor agropecuário. “O RN é um dos principais exportadores de frutas do Brasil, e essa nova rota comercial representará uma redução de custos para os produtores e exportadores, além de gerar mais emprego e renda”, pontuou. “Com essa nova parceria, esperamos uma expansão ainda maior no comércio exterior do estado”, acrescentou o secretário Guilherme Saldanha.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) também está em Portugal participando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos de turismo da Europa, que ocorre entre 12 e 16 de março. O objetivo é entender as atuais necessidades do setor para aumentar o fluxo de turismo europeu para o Rio Grande do Norte.
Antes do evento, o presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, realizou uma série de encontros com diretores das agências de viagens de Portugal que mais enviam turistas para o Brasil. Na segunda-feira (10), ele se reuniu com os diretores da Solférias e da Exótico Online. Durante o encontro, os executivos informaram que o interesse pelo destino Natal começou o ano com um crescimento de 25% nas duas agências.
“O RN é o terceiro destino mais vendido por nossa empresa. É um dos mais importantes mercados que temos e entendemos que há potencial para crescer ainda mais”, avaliou o CEO da Solférias, Nuno Mateus. “Temos total interesse em trabalhar a promoção deste destino em parceria com instituições como a ABIH-RN”, completou Dário Brilha, diretor de produto da empresa.
Nos encontros, Edmar Gadelha tem ressaltado a qualidade e diversidade da rede hoteleira do Rio Grande do Norte, que possui quase 60 mil leitos e é uma das mais estruturadas do Brasil. “Nossa rede hoteleira tem capacidade e qualidade para atender com conforto diferentes perfis de visitantes nacionais e internacionais. Esse é um grande diferencial em relação a outros destinos do Brasil”, detalha o presidente da ABIH-RN.
O aquecimento da procura pelo destino Natal-RN também foi apontado pelo diretor da Exótico Online, Guilherme Ferreira. “Nossa meta é manter este crescimento até o final de 2025 e já trabalhar novos produtos para 2026. A ativação de outros produtos em Pipa e na região de Ponta Negra são opções para serem trabalhadas”, analisa.
Guilherme Ferreira antecipou a Edmar Gadelha que já confirmou um voo extra com turistas portugueses para a virada do ano em Natal. “Este ano, dos quatro voos que teremos neste período, um vai para Natal.” O diretor da Exótico Online levou cerca de 8 mil turistas da Europa para o Brasil em 2024. “Queremos chegar a 10 mil este ano. É um desafio, mas estamos com foco nesta meta”.
Mesmo diante desse crescimento, Edmar Gadelha explica que há grande espaço para expansão do turismo internacional no Rio Grande do Norte. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 27,2% no número de turistas internacionais, atingindo 25 mil visitantes estrangeiros.
“Este número ainda é tímido frente ao total de 6,6 milhões de turistas internacionais que chegaram ao Brasil no mesmo período. A quantidade de turistas estrangeiros também é pequena em relação aos 2,3 milhões de turistas brasileiros que visitaram o estado em 2024. Ou seja, temos um grande trabalho pela frente e muito espaço para crescer”, analisa Gadelha.
Fonte: Tribuna do Norte