Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Allan Phablo/Prefeitura de Mossoró
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), anunciou nesta terça-feira (18), que o edital para a escolha do terreno do novo estádio do município será publicado em março deste ano. A informação foi divulgada durante a leitura da sua mensagem anual na Câmara Municipal.
De acordo com o chefe do Executivo, a construção da nova praça esportiva de Mossoró será viabilizada por uma parceria público-privada (PPP). O projeto consiste em uma arena multiuso para receber jogos e grandes eventos. Allyson também revelou que os demais editais devem ser publicados após o primeiro em março, que irá definir a escolha do terreno.
“É mais um sonho de Mossoró que será tirado do papel. Estamos fazendo isso ouvindo quem vive o futebol e quem respira o esporte. Construiremos o novo estádio de Mossoró, um estádio com parceria público-privada e estrutura para arena e grandes eventos”, disse o gestor durante a leitura da mensagem.
A proposta é que a construção do novo estádio seja realizada a partir da permuta do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão. A praça esportiva está localizada no bairro de Nova Betânia, um dos principais do município.
Em fevereiro de 2024, a Prefeitura de Mossoró concluiu junto aos representantes de Baraúnas e Potiguar o plano de necessidades para a construção do ‘novo Nogueirão’. Posteriormente, no mês de abril, o Executivo abriu uma consulta pública para que a população mossoroense, esportivas e desportivas opinasse sobre como desejam que seja construída a nova praça esportiva do município.
O Estádio Nogueirão está interditado desde o dia 7 de fevereiro de 2024, devido à falta de obras de acessibilidade e o desabamento de parte da marquise após uma forte chuva. O gramado desapareceu e o estádio apresenta um cenário de abandono total.
A municipalização do estádio foi anunciada em março de 2021 sem apresentar de lá para cá resultados práticos em favor do Nogueirão. Antes, a administração estava sob responsabilidade da Liga Desportiva Mossoroense (LDM).
Sem poder contar o estádio, Baraúnas e Potiguar passaram a disputar seus jogos no Estádio Edgarzão, em Assú, que fica a 70,3 km de Mossoró. Durante a disputa do Campeonato Potiguar de 2025, os clubes mandaram algumas partidas na Arena das Dunas, sem razão dos custos com a logística de jogar no Edgarzão.
Durante a realização do clássico “PotiBa” na Arena das Dunas, a entrada dos jogadores foi marcada por protestos pela situação do Nogueirão e também críticas ao prefeito Allyson Bezerra. Os atletas levaram placas escritas com: “SOS Nogueirão”, “Esporte pede socorro”, “Allyson malvado”, “Coveiro do futebol mossoroense” e “Respeite nossa história”.
Fonte: Tribuna do Norte