Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
José “Pepe” Mujica, ao contrário da maioria de nós, não parece ter medo da morte. Nesta quinta-feira, 9, o ex-presidente do Uruguai, disse em entrevista ao jornal Búsqueda que foi desenganado pelos médicos na luta contra o câncer que enfrenta desde o ano passado.
“Estou morrendo”, disse o ex-guerrilheiro tupamaro, de 89 anos, com a simplicidade que lhe caracteriza há décadas.
Mujica explicou na entrevista que o câncer de esôfago que trata desde abril do ano passado se espalhou para o fígado. Em razão da idade avançada e de doenças crônicas, o ex-presidente não pode recorrer a tratamentos mais invasivos.
Perto da despedida
A franqueza e a resignação com que Mujica trata a doença comoveu todo o Uruguai. Ele já discursa em tom de despedida desde o ano passado. Durante as eleições presidenciais, o ex-presidente apareceu de surpresa em um comício político do então candidato presidencial Yamandú Orsie se disse emocionado por não poder participar da campanha eleitoral por estar “lutando contra a morte”.
“Sou um ancião que está muito perto de empreender a retirada da qual não se volta”, disse Mujica, emocionando muitos até às lágrimas. “Mas estou feliz porque vocês estão aqui, porque quando meus braços se forem, haverá milhares de braços substituindo a luta. E durante toda a minha vida eu disse que os melhores dirigentes são aqueles que deixam um grupo que os supera com vantagem”, acrescentou, mencionando Orsi.
A luta contra o fim deve ser a última de Mujica, mas não a única. Nascido numa família de imigrantes bascos e italianos em 1935, o ícone da esquerda uruguaia se tornou um dos símbolos do século 20 na América Latina.
Fonte: Estadão