Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Segundo o levantamento, 52% dos brasileiros acreditam que o ex-capitão participou da trama golpista que visava impedir Lula (PT) de assumir a Presidência após sair vitorioso da eleição em 2022. Outros 39%, porém, não acreditam que Bolsonaro tenha tentado um golpe naquele ano. Só 9% não sabem responder ao questionamento.
A pesquisa, importante dizer, capta a visão dos brasileiros poucas semanas após o ex-capitão ser indiciado pela Polícia Federal pela tentativa de golpe de Estado. Além de Bolsonaro, outras 39 pessoas, incluindo militares do alto escalão das Forças Armadas, foram citados no inquérito. O caso está nas mãos da Procuradoria-Geral da República.
Essa é a segunda vez que o instituto monitora o tema. Na primeira vez em que fez a pergunta, em março deste ano, 55% dos entrevistados disseram que Bolsonaro tentou dar um golpe. Eram 39% os que discordavam da participação do ex-capitão na trama. Naquele momento, só 7% não sabiam responder.
As investigações da PF que colocam Bolsonaro como integrante de um núcleo golpista também revelaram a existência de um plano de assassinato contra Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação dos investigadores é a de que Bolsonaro tinha conhecimento do plano, gestado na casa do seu ministro e candidato a vice em 2022, o general Walter Braga Netto. O militar foi preso no último sábado.
Diante do cenário, o Datafolha também buscou entender a visão dos brasileiros sobre o nível de envolvimento do ex-capitão no caso. Os resultados principais, neste recorte, se referem ao grupo que teve conhecimento desse episódio. Integram esse grupo cerca de 63% dos entrevistados, sendo 29% muito bem informados e 27% mais ou menos informados sobre o assunto.
Para 50% desse grupo, Bolsonaro estava envolvido na trama. Outros 40% que dizem o contrário.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, responsável pela divulgação da pesquisa, a avaliação se inverte entre os 37% que não tiveram conhecimento do plano de assassinato: 54% acham que Bolsonaro é inocente, e 22% indicam que o ex-capitão teria envolvimento no caso.
Quando os percentuais são levados ao quadro geral de entrevistados – independentemente do conhecimento do assunto -, a visão é de que Bolsonaro tinha conhecimento do plano para matar os seus opositores atinge 39%. Já o grupo que considera que ele não teve contato com o assunto soma 46%. Outros 15% não souberam responder.
O levantamento divulgado nesta quarta-feira indica que os brasileiros acreditam, em maioria, que o País viveu um risco de golpe. Essa visão se divide em três níveis: grande, médio e pequeno. Veja os resultados:
A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira contou com 2.002 entrevistas presenciais em 113 municípios do Brasil. Os dados foram coletados entre os dias 12 e 13 de dezembro. A margem do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.