Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Brincadeiras com armas de gel deixam 60 feridos na região metropolitana do Recife

Brincadeiras com armas de gel foram popularizadas na região metropolitana do Recife e têm gerado preocupações em relação à segurança e à saúde pública.

Em apenas dez dias, a Polícia Militar de Pernambuco recebeu 110 ligações relacionadas ao uso de armas de gel. De acordo com a Fundação Altino Ventura, hospital referência em oftalmologia no Recife, entre os dias 30 de novembro e 10 de dezembro de 2024, foram registrados 60 atendimentos de pessoas com lesões nos olhos causadas por disparos das armas.

O número de ocorrências tem gerado um intenso debate sobre a regulamentação e a possível proibição da comercialização dessas armas em Pernambuco.

Segundo a Fundação Altino Ventura, os ferimentos incluem arranhões na córnea, inflamações internas e sangramentos, que podem evoluir para complicações mais sérias, como o glaucoma secundário. A maioria dos feridos tem entre 12 e 18 anos, segundo levantamento da instituição filantrópica.

Em nota à CNN, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco destacou a falta de regulamentação sobre o tema, o que dificulta ações mais eficazes para prevenir os danos. Apesar de não existirem leis específicas proibindo a compra e o uso de armas de gel, a utilização em espaços públicos tem gerado confusão e riscos.

Segundo a pasta, em casos de acionamento ao 190 sobre eventos relativos ao uso da arma de gel, a Polícia Militar irá averiguar a denúncia e constatado o crime, seja de perturbação do sossego, lesão corporal, dano ou vandalismo, entre outros, os envolvidos serão conduzidos à delegacia para que sejam tomadas as providências.

“Não é crime usar o objeto, mas pode virar crime ao depender da sua utilização. Cada caso será analisado individualmente e enquadrado no tipo penal correspondente”, disse o delegado Mário Melo.

A Portaria n.º 302, de 2021, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), afirma que essas armas não são brinquedos, o que contraria o entendimento popular de que se tratam de itens inofensivos.

“De acordo com o Estatuto do Desarmamento, devem ser utilizadas com equipamentos de proteção e em ambientes controlados. O que não está ocorrendo com as armas de gel. Além disso, quem está comprando esses objetos para crianças e adolescentes?” questionou o delegado, acrescentando que, se houver ato infracional, os pais serão responsabilizados criminalmente.

 

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *