Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Natal foi indicada como uma das possíveis sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, tendo a Arena das Dunas como o estádio proposto. A informação foi confirmada via ofício da CBF, nesta sexta-feira (30), para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
A proposta brasileira, que venceu a eleição para sediar o próximo mundial de futebol feminino, previa o uso de dez estádios, todos usados na Copa de 2014. Os dois únicos que ficaram de fora foram a Arena das Dunas e a Ligga Arena (Curitiba/PR).
Fora da primeira lista enviada pela CBF, no processo de candidatura do Brasil para sediar a próxima edição da Copa do Mundo Feminina, houve uma grande mobilização no estado para que a capital potiguar pudesse integrar a lista de cidades-sedes.
Sem entender o motivo da exclusão da Arena das Dunas, considerada ainda hoje como uma das três melhores do país, levando em consideração o nível de preservação e a facilidade de acesso, o presidente da FNF, José Vanildo, iniciou uma cruzada para inverter a decisão em relação ao Rio Grande do Norte, mobilizando a classe política, classe empresarial e os desportistas para abraçar a causa e manter Natal na rota dos grandes eventos esportivos realizados no Brasil.
A proposta inicial do Brasil previa o uso de 10 estádios: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).
O Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo Feminina após uma votação aberta no 74º Congresso da FIFA em Bangkok, Tailândia, realizado no dia 17 de maio. O País venceu a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, com 119 votos contra 78. A escolha pontua um marco histórico para o Brasil e para a América do Sul, que receberá a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez.
Como anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar outras três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
Fonte: Tribuna do Norte