Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Getty Images
Na última semana, o Museu Britânico, localizado em Londres, vem enfrentando uma grande pressão em suas redes sociais depois que internautas principalmente do Chile bombardearam suas caixas de comentários com pedidos de devolução de uma estátua moai, saqueada da Ilha de Páscoa há mais de um século.
O rebuliço começou após o influenciador chileno Mike Milfort pedir que seus seguidores exigissem a repatriação em comentários de várias publicações do museu no Instagram. Vale mencionar que a estátua reivindicada, bem como uma outra menor encontrada no mesmo museu, foi saqueada em 1868 e, no ano seguinte, enviada como presente à rainha Vitória — que as doou ao Museu Britânico.
Nas redes sociais, o Museu Britânico foi assolado com comentários de “devolvam o moai”, o que levou a instituição a desativar a seção de comentários de suas publicações.
Localizada no meio do Pacífico, a cerca de 3.700 quilômetos da costa do Chile, a Ilha de Páscoa (chamada originalmente de Rapa Nui) é conhecida mundialmente pelas suas várias estátuas moai — grandes cabeças de pedra vulcânica cujos corpos estão, em sua maioria, soterrados na região — espalhadas por sua extensão.
Os antigos habitantes da ilha acreditavam que elas podiam encarnar o espírito de um importante ancestral, e elas foram construídas principalmente entre os anos 1.400 e 1.650 d.C. Várias estátuas moai podem ser encontradas ainda hoje por lá, mas muitas também foram levadas para museus ao redor de todo o mundo.
Reações
Após a repercussão da recente campanha de Mike Milfort nas redes sociais, o atual presidente do Chile, Gabriel Boric, também apoiou o sentimento em uma recente entrevista à rádio local, a Radio Chiloé. “Os ingleses deveriam nos devolver os moai”, disse.
Em contrapartida, um porta-voz do Museu Britânico disse que a instituição acolheu bem o debate, mas que ele tem de ser “equilibrado”. Também é afirmado que o museu mantém boas relações com colegas de Rapa Nui.
Fonte: Aventuras na História