Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Foto: Reprodução
Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) criticou a fala do petista comparando o Holocausto a contraofensiva de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.
“Foi um erro histórico e político. O holocausto foi algo irrepetível na história das vilanezas da humanidade. O que acontece em Gaza é crime de guerra e há um excesso evidente, mas o holocausto foi algo único”, disse o ex-chanceler de Michel Temer (MDB) à CNN.
Em visita à Etiópia, Lula disse: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus.”
Por causas das declarações de Lula, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse que o presidente brasileiro será considerado uma “persona non grata” no país até que haja “uma retratação” das declarações dele relacionando o ditador nazista Adolf Hitler e a guerra na Faixa de Gaza.
Nesta terça-feira (20), o chanceler de Israel voltou a cobrar o pedido de desculpas do presidente Lula e escreveu nas redes sociais “Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros”. Ainda não é tarde para aprender História e pedir desculpas. Até então – continuará sendo persona non grata em Israel!”, concluiu Israel Katz.
Fonte: CNN Brasil