Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Joe Biden vence primárias do Partido Democrata na Carolina do Sul

Foto: Joe Biden / Getty Images

                                                                                                                         

Nos Estados Unidos, o estado da Carolina do Sul – que garantiu a Joe Biden a candidatura democrata há quatro anos – deverá entregar, neste sábado (3), a primeira vitória do presidente nas primárias da campanha de 2024.

Os outros dois concorrentes do partido – o deputado Dean Phillips, de Minnesota, e a escritora Marianne Williamson – também estão na cédula de votação.

De toda forma, Biden continua como amplo favorito à vitória, à medida que inicia oficialmente sua corrida para reunir os delegados necessários para obter a nomeação democrata.

As primárias da Carolina do Sul colocam 55 delegados em jogo. Além disso, este ano marca a primeira vez que o estado inaugura o calendário eleitoral do partido – uma mudança feita em grande parte pela insistência de Biden.

 

As mudanças do Partido Democrata

Durante décadas, os estados americanos de Iowa e New Hampshire foram os primeiros a votar nas primárias presidenciais democratas.

No entanto, o Comitê Nacional Democrata (a Executiva do partido) decidiu recuar esses estados no calendário.

O motivo foram as críticas de que Iowa e New Hampshire possuem um eleitorado majoritariamente branco, que não refletia a base democrata que é muito mais diversificada a nível nacional.

As autoridades democratas de Iowa aceitaram as mudanças, optando por realizar um caucus com votação pelo correio com cédulas enviadas aos eleitores a partir de 12 de janeiro.

Os democratas de Iowa tem até 5 de março para enviar as cédulas, mesmo dia da chamada “Superterça”, quando mais de uma dúzia de outros estados estão programados para realizar suas primárias.

Já as autoridades de New Hampshire, usando de justificativa uma lei estadual que exige que suas primárias sejam as primeiras do país, recuaram – realizando uma disputa democrata esvaziada no mesmo dia das primárias republicanas, em 23 de janeiro.

 

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *