Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Reprodução
Hoje, pela manhã, durante o café da manhã no Palácio do Planalto, onde se reunia com jornalistas, Lula manifestou seu pesar pela diminuição da representação feminina no governo. Nos últimos meses, Ana Moser deixou o cargo de Ministra dos Esportes, sendo substituída por um homem, e Rita Serrano foi destituída da presidência da Caixa Econômica Federal, também sucedida por um homem.
Em relação à rejeição de Igor Roque para o cargo na Defensoria Pública da União (DPU), o presidente explicou que não pôde articular a aprovação do nome devido ao fato de estar em processo de recuperação das cirurgias que realizou em setembro.
“O fato de eles não terem aprovado o Igor para a Defensoria Pública, possivelmente eu tenha culpa. Porque eu estava hospitalizado, não pude conversar com ninguém a respeito dele. Não pude sequer avaliar se ele fosse ser votado ou não. Lamento profundamente. Não sei com quantos senadores ele conversou. Não sei se ele conversou com os líderes do governo”, disse o mandatário.
“Mas eu estou dizendo para vocês que possivelmente eu tenha culpa, de ter sido internado dia 29, e não ter falado com nenhum senador a respeito dele. E quando a gente indica alguém, a gente avalia muito o momento da votação, para saber se vai aprovar ou não. E tinha 74 votos no quórum. O nosso pessoal achou que ia ser tranquilo e não foi tranquilo. Paciência. Eu vou ter que indicar um outro”, continuou.
Sobre a demissão das mulheres Lula afirmou: “Eu, às vezes, lamento profundamente não poder indicar mais mulheres do que homens no governo. Acontece que quando você estabelece uma aliança com um partido político, nem sempre esse partido tem uma mulher para indicar. Mas isso não quer dizer que eu não possa no governo tirar homens e colocar mulheres. Eu ainda posso trocar muita gente, só estou com 10 meses de mandato”, disse.
Fonte: G1