Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Presidente da Turquia afirma que o Hamas é um grupo em prol da libertação, não uma organização terrorista

Presidente turco, Tayyip Erdogan01/02/2023

Presidência/Divulgação via REUTERS

 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, causou controvérsia ao afirmar que o Hamas não é uma organização terrorista, mas sim um grupo que luta pela libertação e proteção de suas terras e cidadãos. Ele fez essa declaração em um discurso no parlamento turco na quarta-feira, cancelando ao mesmo tempo sua viagem planejada a Israel.

Erdogan expressou sua visão contrastante com a do Ocidente, que em grande parte considera o Hamas como uma organização terrorista. Ele também destacou a diferença na abordagem de Israel, afirmando que o Ocidente está em dívida com Israel, o que lhe permite agir da forma que age. Ele enfatizou que a Turquia não tem essa mesma dívida e, portanto, mantém uma visão independente.

No entanto, a classificação do Hamas como organização terrorista ou não varia de acordo com a perspectiva de diferentes países e organizações. Alguns países, como os Estados Unidos e Israel, classificam o Hamas como uma organização terrorista, enquanto outros, como a Turquia e algumas nações árabes, não o fazem. Essa questão é objeto de debate internacional e opiniões políticas divergentes.

Mas afinal, o que é o Hamas? O Hamas é um grupo radical islâmico que inclui uma ala militar. A palavra “Hamas” é um acrônimo em árabe que significa “Harakat Al-Muqawama Al-Islamiyya,” que se traduz como “Movimento de Resistência Islâmica.”

O grupo, assim como a maioria das facções e partidos políticos palestinos, alega que Israel é uma força invasora na Faixa de Gaza e que sua missão é libertar os territórios palestinos. Ao longo dos anos, o Hamas reivindicou a responsabilidade por vários ataques a Israel e foi designado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia (UE) e Israel.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *